Este é o júri composto por responsáveis de frota/gestores de compras de viaturas que elegeu, de entre os modelos automóveis concorrentes, os vencedores de cada uma das categorias e votou para o troféu de melhor gestora de frota em 2021.
Este júri resulta da nomeação feita pelas seis maiores Gestoras de Frota a operar em Portugal.
Franquelim Ribeiro Lima, GESTOR DE FROTA, DIA Portugal
Transitou do júri da edição 2020 dos Prémios Fleet Magazine.
De acordo com o regulamento, foi o elemento escolhido pela Fleet Magazine para presidente coordenador do Júri.
Viaturas em parque no final 2021:
• 253 Ligeiros de Passageiros
• 45 Comerciais ligeiros
Renovações em 2021:
• 80 viaturas
Renovações planeadas para 2022:
• Em planeamento
Modelo financiamento predominante:
• AOV
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Não sentiu
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Os Prêmios FLEET MAGAZINE são o resultado do trabalho e das competências desenvolvidas pelos profissionais e empresas do sector da mobilidade, que anualmente mais se destacaram nos segmentos que compõem as frotas automóveis das empresas em Portugal.
O modelo implementado revela-se perfeitamente enquadrado com a atual dinâmica de descarbonização que as marcas de automóveis e locadoras têm vindo a implementar, reajustando-se a um mercado altamente profissionalizado e que serve de barómetro para muitas outras pequenas e médias empresas poderem replicar como modelo de gestão.
A notoriedade dos Prémios Fleet Magazine atingiu um nível de excelência, onde é notório o envolvimento e a interação crescente entre os diversos profissionais que representam em Portugal as marcas de automóveis e locadoras, tendo hoje uma visibilidade acrescida nas empresas multinacionais.“
Laureano Jorge, PROCUREMENT MANAGER, Hovione FarmaCiencia
Viaturas em parque no final 2021:
• Cerca de 280 viaturas ligeiras, das quais duas comerciais
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2021:
• Cerca de 58 veículos, dos quais três elétricos e sete PHEV
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• Cerca de 30 veículos, maioritariamente elétricos e PHEV
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Negociação
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definir melhor TCO
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definir melhor TCO
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
• Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Os Prémios Fleet Magazine são uma excelente iniciativa, proporcionando uma avaliação de diferentes classes de viaturas para o segmento de frotas empresarial.
Apesar da situação pandémica, verificou-se uma dinâmica por parte dos fabricantes em fornecer soluções de melhoria ambiental/sustentabilidade vs anos anteriores com uma oferta diversificada nos vários segmentos em veículos PHEV e modelos elétricos.“
Luís Ribeiro, GESTOR DE FROTA e funções na área de Order Management, Fujitsu Portugal
Viaturas em parque no final 2021:
• 178 Ligeiros de Passageiros
• 45 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• 18, dos quais três são PHEV
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• Cerca de 80 viaturas.
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Negociação
2.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
3.º Fiscalidade
4.º Definição da grelha de viaturas por escalões
5.º Definir melhor TCO
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definição da grelha de viaturas por escalões
5.º Definir melhor TCO
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Os Prémios Fleet Magazine são um modelo de evento importante para promover a ideia de transição para a mobilidade sustentável.”
Rita Sousa Moreira, Head of Fleet & Mobility Management, NOS
Viaturas em parque no final 2021:
• 178 ligeiros de Passageiros
• 45 comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• 21 ligeiros a gasóleo, mais 89 ligeiros de passageiros plug-in
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 133 ligeiros de passageiros plug-in, mais 66 ligeiros a gasóleo
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Negociação
3.º Definição da grelha de viaturas por escalões
4.º Definir melhor TCO
5.º Fiscalidade
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Negociação
3.º Definição da grelha de viaturas por escalões
4.º Sinistralidade
5.º Definir melhor TCO
6.º Fiscalidade
Impacto da pandemia na utilização/ contratação/formato de atribuição de viaturas
• Redução do número de veículos em frota
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“É um privilégio fazer parte deste evento que premeia o sector de mobilidade. O futuro é desafiante e fazer parte dele, hoje, é extraordinário. Nós, como frotas corporativas, marcas e locadoras, somos os principais responsáveis pela transformação que o nosso planeta precisa.”
Rui Fragoso, Responsável da delegação de Lisboa, Linde Material Handling Ibérica
Viaturas em parque no final 2021:
• 14 Ligeiros de Passageiros
• 35 veículos comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao
final de 2021:
• Não decorreram renovações. Aguarda definições internacionais devido à integração das 3 empresas do grupo.
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 8 veículos
Modelo predominante:
• Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Fiscalidade
2.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
3.º Definir melhor TCO
4.º Negociação
5.º Sinistralidade
6.º Definição da grelha de viaturas por escalões
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Definir melhor TCO
4.º Negociação
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Não sentiu
AVALIAÇÃO DO EVENTO
“O envolvimento das marcas é cada vez mais importante, no sentido de acompanhar o que o mercado está a solicitar, de forma a obter o sucesso em termos de resultados.
Tal como sucede na maioria das indústrias, as vendas do mercado automóvel estão a ser condicionadas pela escassez de componentes provenientes do continente asiático, trazendo algum desequilíbrio na relação procura/ entrega. Aqueles que atuarem de forma mais ágil terão maior probabilidade de sucesso.“
Tiago Miguel, Gestor de compras da área de transportes, ctt – Correios de Portugal
Viaturas em parque no final 2021:
• 665 ligeiros de Passageiros
• 1.586 comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• Ligeiros de Mercadorias (Combustão Interna) – 73 unidades;
• Ligeiros de Mercadorias (100% Elétrico) – 73 unidades;
• Ligeiros de Passageiros (Combustão Interna) – 70 unidades;
• Ligeiros de Passageiros (PHEV) – 12 unidades;
• Ligeiros de Passageiros (100% Elétrico) – 2 unidades
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 220 unidades, com o objetivo da grande maioria serem em 100% elétricos ou PHEV
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Definir melhor TCO
2.º Negociação
3.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
4.º Sinistralidade
5.º Fiscalidade
6.º Definição da grelha de viaturas por escalões
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Definir melhor TCO
3.º Definição da grelha de viaturas por escalões
4.º Sinistralidade
5.º Negociação
6.º Fiscalidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura (ambos)
• Alteração na tipologia da viatura utilizada
• Introdução de novas soluções de motor
• Aumento do número de veículos em frota
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Numa altura tão relevante na transição para a mobilidade elétrica nas empresas, os Prémios Fleet Magazine permitem às marcas envolvidas a divulgação de novos modelos e para os elementos do Júri representa um desafio extremamente interessante na comparação entre as novas soluções de motorização e as soluções mais convencionais.”
Vitor Pereira, Procurement and Vendor Management Property & Sustainability, Zurich Insurance Plc, Sucursal em Portugal e Zurich – Companhia de Seguros Vida S.A.
Viaturas em parque no final 2021:
• 115 ligeiros de passageiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• 10 ligeiros de passageiros, 4 unidades PHEV
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 21 unidades, 17 PHEV de acordo com a disponibilidade do mercado
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Definir melhor TCO
4.º Negociação
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definir melhor TCO
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/ contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Foi uma ação intensa de testes em relação às viaturas disponibilizadas.
Agradeço aos representantes das marcas que suportaram e se disponibilizaram para os esclarecimentos necessários durante os ensaios e foi muito útil conhecer uma gama vasta de viaturas com diversos tipos de motorização.”