Prémios Fleet Magazine 2021: júri das categorias “Carro de Empresa” e “Gestora de Frota”

Este é o júri composto por responsáveis de frota/gestores de compras de viaturas que elegeu, de entre os modelos automóveis concorrentes, os vencedores de cada uma das categorias e votou para o troféu de melhor gestora de frota em 2021.

Este júri resulta da nomeação feita pelas seis maiores Gestoras de Frota a operar em Portugal.

Franquelim Ribeiro Lima, GESTOR DE FROTA, DIA Portugal

Transitou do júri da edição 2020 dos Prémios Fleet Magazine.

De acordo com o regulamento, foi o elemento escolhido pela Fleet Magazine para presidente coordenador do Júri.

Viaturas em parque no final 2021:
• 253 Ligeiros de Passageiros
• 45 Comerciais ligeiros
Renovações em 2021:
• 80 viaturas
Renovações planeadas para 2022:
• Em planeamento
Modelo financiamento predominante:
• AOV
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Não sentiu
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
Os Prêmios FLEET MAGAZINE são o resultado do trabalho e das competências desenvolvidas pelos profissionais e empresas do sector da mobilidade, que anualmente mais se destacaram nos segmentos que compõem as frotas automóveis das empresas em Portugal.
O modelo implementado revela-se perfeitamente enquadrado com a atual dinâmica de descarbonização que as marcas de automóveis e locadoras têm vindo a implementar, reajustando-se a um mercado altamente profissionalizado e que serve de barómetro para muitas outras pequenas e médias empresas poderem replicar como modelo de gestão.
A notoriedade dos Prémios Fleet Magazine atingiu um nível de excelência, onde é notório o envolvimento e a interação crescente entre os diversos profissionais que representam em Portugal as marcas de automóveis e locadoras, tendo hoje uma visibilidade acrescida nas empresas multinacionais.

Franquelim Lima, gestor de frota do grupo Dia e PRESIDENTE DO JÚRI DOS PRÉMIOS FLEET MAGAZINE 2021, subiu ao palco da 9.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, para entregar o Prémio “Carro de Empresa de 27.500 euros a 35 mil euros” a Rui Pais, diretor de vendas a Frotas do grupo BMW em Portugal

Vencedores dos Prémios Fleet Magazine 2021 patrocinados pela VERIZON CONNECT

Laureano Jorge, PROCUREMENT MANAGER, Hovione FarmaCiencia

Viaturas em parque no final 2021:
• Cerca de 280 viaturas ligeiras, das quais duas comerciais
Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2021:
• Cerca de 58 veículos, dos quais três elétricos e sete PHEV
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• Cerca de 30 veículos, maioritariamente elétricos e PHEV
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Negociação
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definir melhor TCO
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definir melhor TCO
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
• Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
Os Prémios Fleet Magazine são uma excelente iniciativa, proporcionando uma avaliação de diferentes classes de viaturas para o segmento de frotas empresarial.
Apesar da situação pandémica, verificou-se uma dinâmica por parte dos fabricantes em fornecer soluções de melhoria ambiental/sustentabilidade vs anos anteriores com uma oferta diversificada nos vários segmentos em veículos PHEV e modelos elétricos.

Luís Ribeiro, GESTOR DE FROTA e funções na área de Order Management, Fujitsu Portugal

Viaturas em parque no final 2021:
• 178 Ligeiros de Passageiros
• 45 Comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• 18, dos quais três são PHEV
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• Cerca de 80 viaturas.
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Negociação
2.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
3.º Fiscalidade
4.º Definição da grelha de viaturas por escalões
5.º Definir melhor TCO
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definição da grelha de viaturas por escalões
5.º Definir melhor TCO
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Os Prémios Fleet Magazine são um modelo de evento importante para promover a ideia de transição para a mobilidade sustentável.”

Rita Sousa Moreira, Head of Fleet & Mobility Management, NOS

Viaturas em parque no final 2021:
• 178 ligeiros de Passageiros
• 45 comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• 21 ligeiros a gasóleo, mais 89 ligeiros de passageiros plug-in
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 133 ligeiros de passageiros plug-in, mais 66 ligeiros a gasóleo
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Negociação
3.º Definição da grelha de viaturas por escalões
4.º Definir melhor TCO
5.º Fiscalidade
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Negociação
3.º Definição da grelha de viaturas por escalões
4.º Sinistralidade
5.º Definir melhor TCO
6.º Fiscalidade
Impacto da pandemia na utilização/ contratação/formato de atribuição de viaturas
• Redução do número de veículos em frota
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
É um privilégio fazer parte deste evento que premeia o sector de mobilidade. O futuro é desafiante e fazer parte dele, hoje, é extraordinário. Nós, como frotas corporativas, marcas e locadoras, somos os principais responsáveis pela transformação que o nosso planeta precisa.”

Rui Fragoso, Responsável da delegação de Lisboa, Linde Material Handling Ibérica

Viaturas em parque no final 2021:
• 14 Ligeiros de Passageiros
• 35 veículos comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao
final de 2021:

• Não decorreram renovações. Aguarda definições internacionais devido à integração das 3 empresas do grupo.
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 8 veículos
Modelo predominante:
• Renting
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Fiscalidade
2.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
3.º Definir melhor TCO
4.º Negociação
5.º Sinistralidade
6.º Definição da grelha de viaturas por escalões
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Definir melhor TCO
4.º Negociação
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Não sentiu
AVALIAÇÃO DO EVENTO
“O envolvimento das marcas é cada vez mais importante, no sentido de acompanhar o que o mercado está a solicitar, de forma a obter o sucesso em termos de resultados.
Tal como sucede na maioria das indústrias, as vendas do mercado automóvel estão a ser condicionadas pela escassez de componentes provenientes do continente asiático, trazendo algum desequilíbrio na relação procura/ entrega. Aqueles que atuarem de forma mais ágil terão maior probabilidade de sucesso.

Tiago Miguel, Gestor de compras da área de transportes, ctt – Correios de Portugal

Viaturas em parque no final 2021:
• 665 ligeiros de Passageiros
• 1.586 comerciais ligeiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• Ligeiros de Mercadorias (Combustão Interna) – 73 unidades;
• Ligeiros de Mercadorias (100% Elétrico) – 73 unidades;
• Ligeiros de Passageiros (Combustão Interna) – 70 unidades;
• Ligeiros de Passageiros (PHEV) – 12 unidades;
• Ligeiros de Passageiros (100% Elétrico) – 2 unidades
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 220 unidades, com o objetivo da grande maioria serem em 100% elétricos ou PHEV
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Definir melhor TCO
2.º Negociação
3.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
4.º Sinistralidade
5.º Fiscalidade
6.º Definição da grelha de viaturas por escalões
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Definir melhor TCO
3.º Definição da grelha de viaturas por escalões
4.º Sinistralidade
5.º Negociação
6.º Fiscalidade
Impacto da pandemia na utilização/contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura (ambos)
• Alteração na tipologia da viatura utilizada
• Introdução de novas soluções de motor
• Aumento do número de veículos em frota
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Numa altura tão relevante na transição para a mobilidade elétrica nas empresas, os Prémios Fleet Magazine permitem às marcas envolvidas a divulgação de novos modelos e para os elementos do Júri representa um desafio extremamente interessante na comparação entre as novas soluções de motorização e as soluções mais convencionais.”

Vitor Pereira, Procurement and Vendor Management Property & Sustainability, Zurich Insurance Plc, Sucursal em Portugal e Zurich – Companhia de Seguros Vida S.A.

Viaturas em parque no final 2021:
• 115 ligeiros de passageiros
Renovações/aquisições efetuadas até ao final de 2021:
• 10 ligeiros de passageiros, 4 unidades PHEV
Renovações/Aquisições previstas em 2022:
• 21 unidades, 17 PHEV de acordo com a disponibilidade do mercado
Modelo predominante:
• AOV
Desafios/dificuldades sentidos em 2021:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Definir melhor TCO
4.º Negociação
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Desafios/dificuldades previstos para 2022:
1.º Atraso na entrega de viaturas/falta de disponibilidade do mercado
2.º Fiscalidade
3.º Negociação
4.º Definir melhor TCO
5.º Definição da grelha de viaturas por escalões
6.º Sinistralidade
Impacto da pandemia na utilização/ contratação/formato de atribuição de viaturas
• Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
AVALIAÇÃO DO EVENTO:
“Foi uma ação intensa de testes em relação às viaturas disponibilizadas.
Agradeço aos representantes das marcas que suportaram e se disponibilizaram para os esclarecimentos necessários durante os ensaios e foi muito útil conhecer uma gama vasta de viaturas com diversos tipos de motorização.”

https://fleetawardsportugal.pt/#inscricao

Outros artigos

Júri Residente dos Fleet Awards Portugal 2025

Júri Residente dos Fleet Awards Portugal 2025

Este júri é composto por 12 gestores e responsáveis de frota. Além da avaliar modelos automóveis com potencial para empresas, vai analisar o desempenho de empresas Gestoras de Frota e de Rent-a-Car

Regulamento dos Fleet Awards Portugal 2025

Regulamento dos Fleet Awards Portugal 2025

Em 2025 há novidades importantes na categoria “Carro de Empresa”. Os novos escalões de Tributação Autónoma deram abertura à criação de novos troféus e também ao modelo de atribuição