Prémios Fleet Magazine 2023: júri das categorias “Carro de Empresa” e “Gestora de Frota”

Este é o júri composto por responsáveis de frota/gestores de compras de viaturas que elegeu, de entre os MODELOS AUTOMÓVEIS CONCORRENTES, os vencedores de cada uma das categorias e votou para o troféu de melhor gestora de frota em 2023.

O júri resultou da nomeação feita pelas seis maiores Gestoras de Frota a operar em Portugal.

A Verizon Connect, empresa especializada em sistemas de localização de veículos e soluções avançadas na gestão de frotas através de GPS, foi novamente patrocinadora oficial dos Prémios Fleet Magazine.

A entrega do prémios aos vencedores decorreu na 11.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, que aconteceu dia 30 de Novembro, no Centro de Congressos do Estoril.

Conheça agora em pormenor os 11 elementos do júri da edição 2023 dos PFM.

Quem são, quantos carros têm em parque, quantos renovaram este ano e quantos contam adquirir ou substituir em 2024? E quais os principais desafios que têm para resolver?

A entrega do prémios aos vencedores decorreu na 11.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, que aconteceu dia 24 de Novembro, no Centro de Congressos do Estoril.

HUGO PRÓSPERO, Fleet Management Specialist, Claranet

Hugo Próspero transita do painel da edição de 2022 dos Prémios FLEET MAGAZINE e foi o elemento escolhido pela organização para Presidente do júri da edição de 2023.

Viaturas em parque no final 2023:

  • 242 Ligeiros de Passageiros
  • 20 Comerciais Ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 41 Ligeiros de Passageiros, dos quais 1 BEV e 38 PHEV

Renovações planeadas para 2024:

  • 148 Ligeiros de Passageiros, dos quais 25 BEV e 95 PHEV
  • 20 Comerciais Ligeiros

Modelo predominante:

  • AOV

Desafios 2023 (por ordem de importância):

  • Deficiente manutenção preventiva por parte das locadoras que originam imobilizações prolongadas sem o devido acompanhamento, bem como custos extra e inesperados para as empresas
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas (face à subida/incerteza dos custos de aquisição)
  • Negociação com os parceiros (marcas/gestoras, etc.)
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Fiscalidade (incerteza quanto a mudanças ou quanto ao correto aproveitamento de benefícios, etc.)
  • Sinistralidade

Desafios 2024 (por ordem de importância):

  • Deficiente manutenção preventiva por parte das locadoras que originam imobilizações prolongadas sem o devido acompanhamento
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Fiscalidade
  • Sinistralidade

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura (período de tempo e/ou quilómetros)
  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor

AVALIAÇÃO DO EVENTO:

Os Prémios FLEET MAGAZINE utilizam um método de avaliação transparente, consistente e completo, onde o júri avalia a prestação das locadoras e a qualidade do produto das marcas/modelos de automóveis concorrentes.

Considerando a vasta experiência dos elementos que compõem o júri, acredito que os resultados desta avaliação espelham na íntegra a opinião das empresas com frota automóvel.

Isso faz com que os Prémios FLEET MAGAZINE sejam anualmente uma referência no sector automóvel.

Em 2023, notou-se uma adesão maior por parte das marcas, sendo a amostragem das viaturas mais completa. Ainda assim, algumas deveriam ter uma participação mais ativa no concurso e considerar proibitivo não marcar a sua presença num evento desta dimensão.”

DESAFIOS 2023/2024:

Deficiente manutenção preventiva por parte das locadoras que originam imobilizações prolongadas sem o devido acompanhamento, bem como custos extra e inesperados para as empresas

Hugo Próspero, Claranet

Vencedores dos Prémios Fleet Magazine 2023 patrocinados pela VERIZON CONNECT

ANA NUNES, Fleet Manager, INETUM Portugal

Viaturas em parque no final 2023:

  • 360 Ligeiros de Passageiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 60 Ligeiros de Passageiros

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 54 Ligeiros de Passageiros

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Fiscalidade
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/ atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor
  • Aumento do número de veículos em frota

Avaliação:

“Os Prémios Fleet Magazine foram uma agradável surpresa. Gostei da interação com ogrupo, tornando-se uma experiência bastante enriquecedora a nível profissional e até pessoal.

O envolvimento foi completo, não podendo dizer o mesmo de algumas marcas que demonstraram falta de profissionalismo.

Fazem falta mais eventos como este, orientado para as empresas, sendo esta uma experiência a repetir”

Os Prémios Fleet Magazine foram uma agradável surpresa. Gostei da interação com ogrupo, tornando-se uma experiência bastante enriquecedora a nível profissional e até pessoal

Ana Nunes, INETUM

BAIÃO PAULO, Gestor de Frota, Unilever FIMA

Em parque no final 2023:

  • 247 Ligeiros de Passageiros
  • 7 Comerciais Ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 109 Ligeiros de Passageiros, dos quais 109 BEV
  • 5 Comerciais Ligeiros

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Transição energética para BEV (seleção dos modelos e locadoras, identificação de parcerias específicas para carregamento público e home, identificação de novos modelos de coleção de informação operacional)

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Gestão de uma frota tendencialmente BEV: controlo de consumos, home chargers, etc..
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Fiscalidade

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/ atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“Experiência enriquecedora, que me deu a oportunidade de testar viaturas nem sempre óbvias como opção de frota. A abertura a novos players permitiu-me alargar a perspectiva que tinha do mercado, provavelmente algo conservadora.

Senti falta de algumas marcas, também com propostas aparentemente interessantes, mas que não se apresentaram na competição.”

Experiência enriquecedora, que me deu a oportunidade de testar viaturas nem sempre óbvias como opção de frota. A abertura a novos players permitiu-me alargar a perspectiva que tinha do mercado, provavelmente algo conservadora

Baião Paulo, Unilever FIMA

BRUNO MELO, Buyer, A4F Algafuel SA

Viaturas em parque no final 2023:

  • 46 Ligeiros de Passageiros
  • 7 Comerciais Ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 46 Ligeiros de Passageiros
  • 7 Comerciais Ligeiros

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 5 Ligeiros de Passageiros, dos quais 2 BEV e 3 PHEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Fiscalidade
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Negociação com os parceiros
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Sinistralidade

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Fiscalidade
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Negociação com os parceiros
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Sinistralidade

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor
  • Aumento do número de veículos em frota
  • Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura

Avaliação:

“De uma forma isenta e imparcial, os Prémios FLEET MAGAZINE permitem distinguir, não apenas o bom trabalho das locadoras e das marcas automóveis concorrentes, como, também, aos membros do júri, conhecer etestar alguns modelos recém-lançados.

Uma vez que o júri é composto por um vasto número de elementos de vários sectores de atividade, fica-se com uma visão mais próxima da realidade e do dia-a-dia das empresas, designadamente no que diz respeito às novas tendências com vista à descarbonização do parque automóvel.

Por fim, fica uma palavra final de reconhecimento e agradecimento a toda a estrutura da FLEET MAGAZINE, pelo incansável apoio prestado ao júri.”

Uma vez que o júri é composto por um vasto número de elementos de vários sectores de atividade, fica-se com uma visão mais próxima da realidade e do dia-a-dia das empresas, designadamente no que diz respeito às novas tendências com vista à descarbonização do parque automóvel

Bruno Melo, A4F Algafuel SA

CARLOS PINTO, Gestor de Frota

Viaturas em parque no final 2023:

  • 41 Ligeiros de Passageiros
  • 125 Comerciais ligeiros
  • 7 Camiões Grua

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 12 Ligeiros de Passageiros, dos quais 3 BEV e 3 PHEV
  • 19 Comerciais ligeiros, dos quais 9 BEV

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 4 Ligeiros de passageiros BEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Negociação com os parceiros
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Fiscalidade
  • Sinistralidade

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Negociação com os parceiros
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Fiscalidade
  • Sinistralidade

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/ atribuída
  • Tributação de algumas viaturas na esfera do IRS do utilizador
  • Introdução de novas soluções de motor
  • Variação do número de veículos em frota
  • Adoção de outras soluções de mobilidade além do automóvel

Avaliação:

“O modelo do evento, que integra responsáveis de frota com vasta experiência, permite uma avaliação detalhada das viaturas a concurso e às marcas apresentar novos modelos e soluções tecnológicas para uma mobilidade mais sustentada.

É importante que, ciclicamente, os gestores de frota, as marcas, as locadoras e os produtores de energia/combustíveis possam partilhar ideias e soluções para o conjunto de desafios que os objetivos de descarbonização das frotas vieram colocar.”

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE FROTA:

Tributação de algumas viaturas na esfera do IRS do utilizador e Adoção de outras soluções de mobilidade além do automóvel

Carlos Pinto

GONÇALO BRITO, Gestor de Compras e Frota, Securitas Direct

Viaturas em parque no final 2022:

  • 98 Ligeiros de Passageiros
  • 273 Comerciais Ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 40 Ligeiros de Passageiros, dos quais 1 PHEV
  • 41 Comerciais Ligeiros

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 16 Ligeiros de Passageiros
  • 83 Ligeiros de mercadorias

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Sinistralidade
  • Fiscalidade
  • Negociação com os parceiros

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Sinistralidade
  • Fiscalidade
  • Negociação com os parceiros

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/ atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“Os Prémios Fleet Magazine são uma excelente oportunidade para os gestores de frota conhecerem e avaliarem as novidades apresentadas pelos fabricantes. O modelo permite avaliar de forma transparente as viaturas apresentadas a concurso.

Relativamente ao envolvimento das marcas é de lamentar a reduzida participação de modelos comerciais.”

Os Prémios Fleet Magazine são uma excelente oportunidade para os gestores de frota conhecerem e avaliarem as novidades apresentadas pelos fabricantes. Relativamente ao envolvimento das marcas é de lamentar a reduzida participação de modelos comerciais

Gonçalo Brito, Securitas Direct

HÉLIA DUARTE, Fleet Manager, Celfocus SA, Grupo Novabase

Viaturas em parque no final 2023:

  • 352 Ligeiros de passageiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 138 Ligeiros de Passageiros, dos quais 5 BEV e 106 PHEV

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 80 Ligeiros de Passageiros, dos quais 15 BEV e 50 PHEV

Modelo predominante:

  • AOV

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Fiscalidade
  • Sinistralidade
  • Negociação com os parceiros

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Fiscalidade
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Sinistralidade
  • Negociação com os parceiros

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
  •  Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“O evento é importante para reconhecer e premiar o trabalho excecional no mercado de frotas e gestão de mobilidade corporativa.

A iniciativa incentiva a excelência, a competição saudável e o compartilhamento de melhores práticas, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento deste sector.”

O evento é importante para reconhecer e premiar o trabalho excecional no mercado de frotas e gestão de mobilidade corporativa

Hélia Duarte, grupo NOVABASE

LUÍS FARIAS, Diretor de Compras, Frota, Segurança Interna e Gestão de Infraestruturas, Banco BIG

Viaturas em parque no final 2023:

  • 72 Ligeiros de passageiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 1 Ligeiro de Passageiro PHEV

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 25 Ligeiros de Passageiros, dos quais 10 BEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Fiscalidade
  • Qualidade do serviço das empresas de outsourcing que prestam serviço às gestoras de frotas e falta de controlo das mesmas sobre a qualidade do serviço
  • Negociação com os parceiros

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Fiscalidade
  • Negociação com os parceiros
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Qualidade do serviço das empresas de outsourcing que prestam serviço às gestoras de frotas e falta de controlo das mesmas sobre a qualidade do serviço, que se tem verificado em 2023.

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração nos prazos de utilização/contrataçãoda viatura
  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/ atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

Não mudaria nada no modus operandi no modelo, uma vez que considero ser uma boa solução.

As marcas deveriam ter mais unidades de viaturas disponíveis para teste, de modo a que se pudessem acelerar a realização dos mesmos.”

DESAFIOS 2023/2024:

Qualidade do serviço das empresas de outsourcing que prestam serviço às gestoras de frotas e falta de controlo das mesmas sobre a qualidade do serviço

Luís Farias, Banco do Investimento Global

PAULO ALMEIDA, Diretor de Frota, Cerelinex – Consultores de Engenharia

Viaturas em parque no final 2023:

  • 98 Ligeiros de passageiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 0

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 80 Ligeiros de passageiros

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Negociação com os parceiros
  • Sinistralidade

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Negociação com os parceiros
  • Sinistralidade
  • Manutenção das Viaturas

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
  • Introdução de novas soluções de motor
  • Redução do número de veículos em frota
  • Adoção de outras soluções de mobilidade além do automóvel

Avaliação:

“O evento permite valorizar o trabalho que as marcas automóveis têm vindo a desenvolver e permitem a nós, gestores de frota, melhor conhecimento dos produtos e serviços que existem no mercado.

Quero agradecer o convite que me fizeram e dar os parabéns à FLEET MAGAZINE e a todas as marcas concorrentes.”

O evento permite valorizar o trabalho que as marcas automóveis têm vindo a desenvolver e permitem a nós, gestores de frota, melhor conhecimento dos produtos e serviços que existem no mercado

Paulo Almeida, Cerelinex

PAULO SOBRAL, Responsável Frota Portugal, PROSEGUR

Viaturas em parque no final 2023:

  • 233 Ligeiros de passageiros
  • 677 Comerciais ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 145 Ligeiros de passageiros, dos quais 7 PHEV e 44 Bi-Fuel (Gasolina+GPL)
  • 503 Comerciais ligeiros

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 40 Ligeiros de passageiros, dos quais 10 BEV e 10 Bi-Fuel
  • 40 Comerciais Ligeiros

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Fiscalidade
  • Sinistralidade

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Fiscalidade
  • Atraso/incerteza na entrega de viaturas
  • Negociação com os parceiros
  • Escolhas de modelos/definição de grelhas
  • Sinistralidade

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“O modelo do evento é bastante abrangente ao parque automóvel, os jurados têm o apoio constante da organização, possibilitando contactos e documentação suficiente para as votações.

O envolvimento das marcas foi ao encontro do expectável. Quanto às políticas de cada uma das marcas, existiu disponibilidade em facultar modelos de testes, as entregas para os testes demoraram um pouco a iniciar, mas correram de modo bastante ágil.

Contudo algumas marcas apresentaram modelos com equipamento superior ao que estava a concurso,
condicionando algumas das avaliações.

Quero agradecer o convite que me fizeram e dar os parabéns à FLEET MAGAZINE e a todas as marcas concorrentes.”

O modelo do evento é bastante abrangente ao parque automóvel, os jurados têm o apoio constante da organização, possibilitando contactos e documentação suficiente para as votações

Paulo Sobral, Prosegur

PEDRO SANTOS, Diretor de Compras da Área Não Alimentar, Sogenave, grupo Trivalor

Viaturas em parque no final 2023:

  • 475 Ligeiros de passageiros
  • 625 Comerciais ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2023:

  • 125 Ligeiros de passageiros, dos quais 25 PHEV e 2 BEV
  • 150 Comerciais ligeiros, dos quais 5 BEV

Renovações/Aquisições previstas em 2024:

  • 125 Ligeiros de passageiros, das quais 20 PHEV e 5 BEV
  • 200 Comerciais ligeiros, dos quais 20 BEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2023:

  • Falta de peças, atrasos na manutenção/assistência técnica nas oficinas
  • Incerteza na entrega de viaturas
  • Viaturas de substituição (rent-a-car com dificuldade em colmatar necessidades)
  • Mudanças no mercado de locação (fusão dos maiores players europeus)
  • Fiscalidade

Desafios/dificuldades previstos para 2024:

  • Agenda interna e externa para a descarbonização da frota
  • Fim do diesel e opções no mercado mais caras
  • Fiscalidade
  • Juros altos e inflação persistente
  • Revolução tecnológica, com marcas orientais a darem cartas (e incerteza no comportamento do
    mercado)

Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor
  • Reavaliação do formato de carregamento
    elétrico automóvel

Avaliação:

“Os Prémios FLEET MAGAZINE são reconhecidos como uma iniciativa séria, independente e versada para as frotas de empresas.

O envolvimento das marcas foi ao encontro do expectável. Quanto às políticas de cada uma das marcas, existiu disponibilidade em facultar modelos de testes, as entregas para os testes demoraram um pouco a iniciar, mas correram de modo bastante ágil.

Neste âmbito, é muito positiva a proximidade a marcas que normalmente não são trabalhadas, permitindo conhecer a oferta existente de mercado.

O contacto direto e sem filtros às viaturas permitem criar uma opinião tão objetiva quanto possível e melhor executar a nossa função”

Os Prémios FLEET MAGAZINE são reconhecidos como uma iniciativa séria, independente e versada para as frotas de empresas. Neste âmbito, é muito positiva a proximidade a marcas que normalmente não são trabalhadas, permitindo conhecer a oferta existente de mercado. O contacto direto e sem filtros às viaturas permitem criar uma opinião tão objetiva quanto possível e melhor executar a nossa função

Pedro Santos, grupo Trivalor

Outros artigos