Esta é a relação completa dos vencedores da edição 2021 dos Prémios Fleet Magazine atribuídos no encerramento dos trabalhos da 9.ª Conferência Gestão de Frota Expo & Meeting organizada pela Fleet Magazine.
Em 2021, os Prémios Fleet Magazine contaram novamente com o patrocínio exclusivo da Verizon Connect.
Nas categorias principais dos Prémios Fleet Magazine, os vencedores foram:
- Carro de Empresa VLP: VOLVO XC40 RECHARGE. Pela primeira vez um modelo 100% elétrico obteve a classificação mais alta entre todos os modelos a concurso, após uma disputa renhida com outro concorrente da sua categoria, o Kia Sorento com mecânica plug-in.
- Carro Elétrico de Empresa: VOLVO XC40 RECHARGE. Venceu este troféu por ter obtido o maior número de votos entre todas as viaturas concorrentes em 2021 e por ser um veículo 100% elétrico. Ao conquistar a categoria correspondente à Tributação Autónoma, o Volvo XC40 Recharge torna-se também no primeiro modelo a vencer três troféus numa só edição dos Prémios Fleet Magazine.
- Gestora de Frota: LEASEPLAN Portugal. Conquistou este prémio pela sétima vez. A exemplo da edição anterior, obteve a votação mais elevada nas sete questões avaliadas pelo júri.
- Frota Verde: Grupo MONTEPIO, pelo trabalho desenvolvido na transição energética da sua frota. Contar com mais de 200 viaturas híbridas ou elétricas permitiu reduzir o consumo médio da frota para menos de 4 litros por cada 100 quilómetros. Ao vencer este Prémio, o grupo Montepio recebeu o certificado MOVE+ atribuído pela ADENE, Agência para a energia.
Os restantes vencedores da edição 2021 dos Prémios Fleet Magazine foram:
- Carro de Empresa até 27.500 euros: VW Golf GTE com 245 cv, modelo familiar compacto de cinco portas com motorização híbrida plug-in, motor 1.4 a gasolina, autonomia elétrica superior a 50 km e preço para empresa, à data da inscrição nos Prémios, de 27.450 euros mais IVA.
Foram finalistas a este Prémio duas carrinhas também com motor plug-in: Skoda Octavia Break e Kia Ceed Sportswagon.
- Carro de Empresa entre 27.500 euros e 35 mil euros: BMW 320e Touring Corporate Edition com 204 cv. Motorização híbrida plug-in composta por motor a gasolina 2.0 com 163 cv e motor elétrico com 113 cv, autonomia 100% elétrica homologada superior a 50 km e preço para empresa, à data da inscrição nos Prémios, de 34.998 euros acrescido de IVA.
Foram finalistas dois SUV plug-in, o Volkswagen Tiguan e o Mitsubishi Eclipse Cross.
- Carro de Empresa superior a 35.000 euros: Volvo XC40 Recharge, viatura 100% elétrica, com autonomia máxima anunciada superior a 400 quilómetros. Preço para empresa, à data da inscrição nos Prémios, de 49.785 euros mais IVA. Foi a primeira vez que um automóvel 100% elétrico conquistou uma categoria reservada a veículo de passageiros (por não ter concorrentes na categoria, na edição de 2020 não foi atribuído este prémio ao Kia eNiro, que viria, contudo, a vencer o Prémio “Carro Elétrico de Empresa”.
Foram finalistas nesta categoria o novo Kia Sorento plug-in e o 100% elétrico Audi Q4 eTron 40.
- Carro Comercial de Empresa: Volkswagen Caddy Furgão 2.0 TDI. O furgão Caddy concorreu com a versão Sport com 122 cv, com preço para empresa, à data da inscrição nos Prémios, de 28.370 euros mais IVA.
Foram finalistas o novo furgão Maxus eDeliver 3 100% elétrico com bateria de 52,5 kWh e a pick-up Isuzu D-MAX 1.9 D com cabine dupla de cinco lugares.