MOVE+ avalia concorrentes ao prémio “FROTA VERDE”

O MOVE+ é um processo de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis.

A CERTIFICAÇÃO MOVE+ é de natureza voluntária. Tem por objetivo consciencializar consumidores e agentes para uma política ambiental e economicamente sustentável, a custos baixos e controlados.

A metodologia é aplicada na avaliação dos concorrentes ao Prémio Frota Verde da FLEET MAGAZINE, que teve a SAMSUNG e a BELTRÃO COELHO como vencedores das primeiras duas edições do Prémio Frota Verde.

Pode igualmente ser útil e contribuir para antecipar futuras obrigações no domínio ambiental.

“A metodologia estabelecida pela ADENE, permite identificar e melhorar, em ciclos anuais, as causas que influenciam o desempenho energético e ambiental de uma frota corporativa”, refere Paulo Santos, coordenador do grupo de incubação na ADENE e um dos responsáveis do MOVE+.

“O sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis assenta, por isso, num princípio de melhoria contínua”, adianta o coordenador da ADENE, explicando que a metodologia MOVE+ se divide em 4 grandes áreas: viaturas, condutores, manutenção e consumos.

“Na primeira avaliamos como é feita a gestão das viaturas, a composição da frota por fonte de energia e a classe energética dos pneus. Na segunda, é valorizado o papel do gestor de frota e as suas responsabilidades, a avaliação sistemática da condução e a formação em eco-condução. Na terceira, os cuidados com a manutenção das viaturas e a verificação sistemática da pressão dos pneus. Por último, avaliamos a gestão dos consumos feita pela empresa, mediante verificação da forma como monitoriza os mesmos e acompanha a evolução das métricas de eficiência energética que daí pode obter.”

Paulo Santos aponta os exemplos da Beltrão Coelho, que venceu o prémio “Frota Verde” em 2019 (com classificação energética A), as Águas de Portugal (AdP), a EFACEC e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), entre outros processos de certificação que estão atualmente em curso.

“Estas empresas encontram na metodologia MOVE+ um ‘guião’ para melhoria das suas práticas de gestão de frota naquilo que tem influência nos consumos energéticos e emissões de CO2 e poluentes. Achamos também importante que as empresas, que se preocupam com a eficiência da sua frota e são ativas na procura de uma mobilidade mais sustentável, devam poder beneficiar dessa comunicação certificada aos seus clientes, algo que o certificado MOVE+ também permite fazer”, conclui o responsável da ADENE.

Quer candidatar a sua empresa ao Prémio Frota Verde e ganhar um certificado MOVE+? INSCREVA-SE AQUI

Outros artigos

Júri Residente dos Fleet Awards Portugal 2025

Júri Residente dos Fleet Awards Portugal 2025

Este júri é composto por 12 gestores e responsáveis de frota. Além da avaliar modelos automóveis com potencial para empresas, vai analisar o desempenho de empresas Gestoras de Frota e de Rent-a-Car

Regulamento dos Fleet Awards Portugal 2025

Regulamento dos Fleet Awards Portugal 2025

Em 2025 há novidades importantes na categoria “Carro de Empresa”. Os novos escalões de Tributação Autónoma deram abertura à criação de novos troféus e também ao modelo de atribuição