FLEET AWARDS PORTUGAL 2024: Júri residente para as categorias “Carro de Empresa”, “Gestora de Frota” e “Rent a Car”

Este júri é composto por responsáveis de frota/gestores de compras de viaturas e elegeu, de entre os MODELOS AUTOMÓVEIS CONCORRENTES, os vencedores de cada uma das categorias e votou também as categorias “Gestora de Frota” e “Rent a Car” em 2024.

O júri resultou da nomeação feita por cinco das maiores empresas Gestoras de Frota a operar em Portugal.

A Verizon Connect, empresa especializada em sistemas de localização de veículos e soluções avançadas na gestão de frotas através de GPS, foi novamente patrocinadora oficial dos Fleet Awards Portugal.

A entrega dos troféus e certificados de vitória aos vencedores decorreu na 12.ª Conferência Gestão de Frotas Expo & Meeting, que decorreu dia 21 de novembro de 2024, no Centro de Congressos do Estoril.

Conheça agora em pormenor os 11 elementos do júri da edição 2024 dos FLEET AWARDS Portugal. Quem são, quantos carros têm em parque, quantos renovaram este ano e quantos contam adquirir ou substituir em 2025 e ainda os principais desafios que têm entre mãos?

Paulo Sobral, Responsável de Frota Portugal, Prosegur

Paulo Sobral transita do painel da edição de 2023 dos Prémios Fleet Magazine e foi o elemento escolhido pela organização para Presidente do Júri dos Fleet Awards Portugal 2024.

Viaturas em parque no final 2024:

  • 375 Ligeiros de Passageiros, dos quais 10 BEV, 18 PHEV (gasolina/elétrico), 66 Bi-Fuel (gasolina/GPL) e 12 MHEV
  • 544 Comerciais Ligeiros, dos quais 2 BEV
  • 43 Outra tipologia de viatura

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 64 Ligeiros de Passageiros, dos quais 1 BEV,12 Bi-Fuel e 12 MHEV (Diesel)
  • 20 Comerciais Ligeiros, dos quais 1 BEV

Renovações/Aquisições previstas para 2025:

  • 43 Ligeiros de Passageiros, dos quais 10 BEV e 19 PHEV (Diesel)
  • 11 Comerciais ligeiros, dos quais 2 BEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios 2024 (por ordem de importância):

  • Seleção de modelos/definição de grelhas. Causas possíveis: subida dos custos de aquisição e/ou incerteza do rumo da tecnologia (motores)
  • Negociação com os parceiros (marcas/gestoras, etc.)
  • Sinistralidade Fiscalidade. Causas: possíveis alterações de política fiscal, ao proveitamento e/ou aplicação de benefícios
  • Prazos de entrega das viaturas. Não cumprimento das encomendas

Desafios/dificuldades previstos para 2025 (por ordem de importância):

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Sinistralidade
  • Fiscalidade
  • Prazos de entrega das viaturas

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor

AVALIAÇÃO DO EVENTO:

“Os Fleet Awards Portugal vêm ajudar na divulgação e na negociação das frotas, para o ano em que decorrem e seguintes. Esta iniciativa da Fleet Magazine permite que muitos de nós, responsáveis de frota das nossas empresas, passemos a considerar outras soluções até aqui não equacionadas. A oportunidade de contacto com produtos inexplorados é, sem dúvida, uma mais valia do evento Fleet Awards Portugal”.

“Estes prémios reconhecem não apenas as melhores soluções empresariais, mas também destacam projetos que visam um futuro mais sustentável e seguro para o sector.”
(Paulo Carvalho, diretor de Vendas, Verizon Connect Portugal)

Vencedores dos fleet awards portugal 2024 patrocinados pela VERIZON CONNECT

Frederico Barrelas, Diretor de Operações, Progelcone

Viaturas em parque no final 2024:

  • 28 Ligeiros de Passageiros
  • 56 Comerciais Ligeiros

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 4 Ligeiros de Passageiros

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 4 Ligeiros de Passageiros

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Fiscalidade
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Fiscalidade
  • Prazos de entrega das viaturas
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/
    atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor
  • Aumento do número de veículos em frota

Avaliação:

“É uma iniciativa muito pragmática e enquadrada nas necessidades dos gestores de frota. Constitui um bom desafio para o grupo de trabalho e para as marcas automóveis que se submetem à avaliação do júri.”

Henrique Carvalho, Nacional Fleet Manager, CGI

Em parque no final 2024:

  • 475 Ligeiros de Passageiros

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 345 Ligeiros de Passageiros, dos quais 75
  • BEV e 15 PHEV

Renovações/aquisições previstas em 2025:

  • 127 Ligeiros de Passageiros, dos quais 52 BEV e 75 PHEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Fiscalidade

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Sinistralidade

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração dos prazos de utilização/ contratação da viatura
  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
  • Tributação de algumas viaturas na esfera do IRS do utilizador
  • Aumento do número de veículos em frota

Avaliação:

“Os Fleet Awards Portugal são uma iniciativa interessante que consegue promover e potenciar a relação entre o fabricante e o consumidor. Permitiu também ao júri partilhar ideias, nomeadamente sobre as tendências do sector. À equipa da FLEET MAGAZINE, restantes elementos do júri e aos representantes das marcas envolvidas agradeço a disponibilidade e profissionalismo demonstrados ao logo de todo o processo.”

“A iniciativa da Fleet Magazine permite que muitos responsáveis de frota passem a considerar soluções até aqui não equacionadas”.
(Paulo Sobral, responsável de frota, Prosegur Portugal)

João Pedro Ganchas, Responsável de Departamento Autónomo, ISQ

Viaturas em parque no final 2024:

  • 100 Ligeiros de Passageiros
  • 350 Comerciais Ligeiros

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 100 Ligeiros de Passageiros, dos quais 5 BEV e 35 PHEV

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 80 Comerciais Ligeiros, dos quais eventualmente 20 BEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Fiscalidade
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Fiscalidade
  • Negociação com os parceiros

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/
    atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“Melhor do que ninguém, são os gestores de frota que dispõem de sensibilidade para avaliar o trabalho e o desenvolvimento das marcas automóveis, gestoras de frota e empresas de rent a car. Isto coloca relevância sobre este evento, pois ele é uma oportunidade para analisar automóveis que representam ativos das suas organizações que os adquirem”.

João Carlos Teixeira Santos, Diretor de Novos Negócios, Desenvolvimento e Qualidade e Gestão de Frota, Cetra/Fidelidade Car Service

Viaturas em parque no final 2024:

  • 250 Ligeiros de Passageiros

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 250 Ligeiros de Passageiros, todos com motor térmico devido à nossa dinâmica de negócio

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • Sem previsão, uma vez que decorreu a renovação total em 2024

Modelo predominante:

  • Em 2022 foi praticada a aquisição direta com valor de buy-back garantido. Mas na renovação total de frota praticada em 2024 a opção recaiu sobre o renting, seguindo uma prática de 2015

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Prazos de entrega das viaturas
  • Fiscalidade

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Fiscalidade
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Prazos de entrega das viaturas

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Introdução de novas soluções de motor
  • Aumento do número de veículos em frota
  • Adoção de outras soluções de mobilidade que não o automóvel

Avaliação:

“O método de avaliação dos Fleet Awards Portugal permite premiar de forma independente todas as categorias. Mas apesar do número crescente de viaturas, constato a ausência de algumas marcas cujos automóveis concorrem fortemente neste mercado. Destaco a excelência da organização e do acompanhamento tido ao longo do evento.”

“Evento absolutamente essencial para o sector em Portugal. Muito útil para ter uma vista panorâmica sobre o serviço de frotas, quer do ponto de vista de prestadores, quer do ponto de vista do cliente gestor de frota.
(Luís Duarte, Coordenador do Núcleo do Património, SIBS)

Jorge Campos, Head of Sales Meditec Portugal, Carl Zeiss

Viaturas em parque no final 2024:

  • 24 Ligeiros de Passageiros

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 16 Ligeiros de Passageiros, dos quais 16 BEV

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 8 Ligeiros de Passageiros, dos quais 8 BEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Fiscalidade
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Prazos de entrega das viaturas
  • Sinistralidade

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Fiscalidade
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Prazos de entrega das viaturas
  • Sinistralidade

Avaliação:

“É um evento importante para descoberta de novos modelos automóveis, conhecimento e partilha de novas soluções de aquisição, bem como para estabelecer contactos com as marcas e com responsáveis de outras empresas que integram o júri. Considero, porém, o envolvimento das marcas fraco e, sendo um evento importante para darem a conhecer os seus modelos, algumas deveriam ter disponibilizado as suas viaturas mais cedo e ter um maior número de unidades disponíveis para o júri testar.”

Luís Duarte, Coordenador do Núcleo do Património, SIBS

Viaturas em parque no final 2024:

  • 266 Ligeiros de Passageiros
  • 2 Comerciais Ligeiros

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 77 Ligeiros de Passageiros, dos quais 37 BEV e 22 PHEV

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 80 Ligeiros de Passageiros, dos quais 40 BEV e 24 PHEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Fiscalidade
  • Prazos de entrega das viaturas

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Fiscalidade
  • Prazos de entrega das viaturas

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração dos prazos de utilização/contratação da viatura
  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída

Avaliação:

“Evento absolutamente essencial para o sector em Portugal. Muito útil para ter uma vista panorâmica sobre o serviço de frotas, quer do ponto de vista de prestadores, quer do ponto de vista do cliente gestor de frota.Registaram-se/vão registar-se/estão em estudo algumas das seguintes alterações na política de frota.”

“Um espaço crucial para as marcas mostrarem as suas propostas e para os frotistas avaliarem as soluções mais adequadas para as suas necessidades.
(Rui Couceiro, SPOC Procurement Portugal, Nestlé Portugal)

Maria João Mendes, Gestora de Frota, McDonald’s Portugal

Viaturas em parque no final 2024:

  • 96 Ligeiros de passageiros

Aquisições/veículos recebidos em 2024:

  • 21 Ligeiros de Passageiros, dos quais 15 BEV e 6 PHEV

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 18 Ligeiros de Passageiros, dos quais 16 BEV 2 PHEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Falta de oferta PHEV nos escalões mais baixos
  • Atrasos nas reparações nas oficinas e reparações incompletas
  • Dificuldade na colocação de Home Charges
  • Viaturas novas com avarias na entrega ou pouco tempo depois
  • Fiscalidade
  • Negociação com os parceiros
  • Erros na entrega de viaturas; troca de matrículas

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Fiscalidade
  • Prazos de entrega das viaturas
  • Negociação com os parceiros

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Aumento do número de veículos em frota
  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“Considero esta avaliação séria, isenta, fidedigna e isso para mim é o mais importante.”

Ricardo Mecha, Responsável de Compras, Farmodiética, SA

Viaturas em parque no final 2024:

  • 100 Ligeiros de Passageiros
  • 2 Comerciais Ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2024:

  • 28 Ligeiros de Passageiros, dos quais 1 BEV e 4 PHEV

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 34 Ligeiros de Passageiros, dos quais 1 BEV e 4 PHEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Fiscalidade
  • Prazos de entrega das viaturas
  • Sinistralidade

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Fiscalidade
  • Negociação com os parceiros
  • Sinistralidade
  • Prazos de entrega das viaturas

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“O evento vai ao encontro das reais necessidades das empresas, quer a nível prático com as viaturas a concurso, quer pela parte teóricoprática dos interlocutores no evento. Tendo a oportunidade de fazer parte do júri, foi uma experiência enriquecedora, principalmente pelo contacto direto com as viaturas a teste. Embora considere que faltam algumas marcas de referência ao sector, foi muito positivo ver presentes marcas mais recentes com perspetiva de crescimento no mercado.”

Rui Couceiro, SPOC Procurement Portugal, Nestlé Portugal

Viaturas em parque no final 2024:

  • 496 Ligeiros de Passageiros
  • 114 Comerciais Ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2024:

  • 54 Ligeiros de passageiros, dos quais 54 BEV

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 31 Ligeiros de passageiros, dos quais 15 BEV e 8 PHEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Prazos de entrega das viaturas
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Prazos de entrega das viaturas
  • Fiscalidade
  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“É, sem dúvida, o evento de maior relevância para o sector dos frotistas no país, o que fica evidente pela elevada adesão das marcas. A disponibilidade demonstrada pelas marcas foi excecional, refletindo um claro compromisso com o sucesso do evento.

Mesmo as marcas que, por motivos diversos, não conseguiram entregar as viaturas pessoalmente, foram transparentes nas suas justificações e mostraram uma grande abertura para colaborar de todas as formas possíveis.

O formato do evento funciona muito bem no geral, embora o elevado número de viaturas possa tornar a experiência algo demorada em certos momentos. Ainda assim, considero o tempo investido plenamente justificado pela importância e abrangência do evento.

Este espaço é crucial para as marcas mostrarem as suas propostas e para os frotistas avaliarem as soluçõs mais adequadas para as suas necessidades. Em suma, o FLEET AWARDS PORTUGAL continua a afirmar-se como um evento imprescindível para o sector, consolidando a sua importância a cada edição.”

Tiago Miguel, Gestor de Compras – Área dos Transportes, ctt – Correios de Portugal

Viaturas em parque no final 2024:

  • 640 Ligeiros de Passageiros
  • 1820 Comerciais Ligeiros

Renovações/aquisições efetivadas até ao final de 2024:

  • 165 Ligeiros de Passageiros, dos quais 63 BEV e 7 PHEV
  • 275 Comerciais ligeiros, dos quais 100 BEV

Renovações/Aquisições previstas em 2025:

  • 150 Ligeiros de Passageiros, das quais 60 BEV e 10 PHEV
  • 400 Comerciais Ligeiros, dos quais 200 BEV

Modelo predominante:

  • Renting

Desafios/dificuldades sentidos em 2024:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Negociação com os parceiros
  • Prazos de entrega das viaturas
  • Sinistralidade
  • Fiscalidade

Desafios/dificuldades previstos para 2025:

  • Seleção de modelos/definição de grelhas
  • Fiscalidade
  • Negociação com os parceiros
  • Sinistralidade
  • Prazos de entrega das viaturas

Decorrem ou estão em estudo as seguintes alterações na política de frota:

  • Alteração nos prazos de utilização/contratação da viatura
  • Alteração na tipologia da viatura utilizada/atribuída
  • Introdução de novas soluções de motor

Avaliação:

“Os FLEET AWARDS PORTUGAL estabeleceram-se no mercado das frotas automóveis como um evento reconhecidamente relevante e imparcial, que permite o acesso, para ensaio e avaliação, às soluções mais significativas das marcas a concurso. O envolvimento da organização, bem como das marcas no desenvolvimento do processo de avaliação enaltece o mesmo.”

O júri da edição 2024 dos Fleet Awards Portugal, acompanhado por elementos da Verizon Connect, empresa que patrocina o evento desde 2018. Na imagem estão também alguns elementos da equipa da Fleet Magazine

Frederico Barrelas

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