O grupo CCT – Correios de Portugal venceu a categoria “Frota do Ano” dos Fleet Awards Portugal, troféu que já havia conquistado em 2019 nos Prémios Fleet Magazine, já então patrocinados pela Verizon Connect.
A vitória na categoria “Frota do Ano” é responsabilidade das cinco empresas Gestoras de Frota que em 2024 concorreram à categoria “Gestora de Frota”. Por ordem alfabética, Arval, Ayvens, Leasys, Locarent e Volkswagen Financial Services.
A escolha foi feita a partir de um grupo de empresas que submeteram à avaliação o seu projeto de gestão de frota automóvel da empresa.
O grupo CTT – Correios de Portugal possui uma frota de viaturas muito diversificada.
Com quase 4.400 veículos distribuídos por todo o território nacional, entre viaturas ligeiras de passageiros e comerciais, viaturas pesadas e reboques, quadriciclos, ciclomotores, motociclos e ainda velocípedes, conta atualmente com a maior frota elétrica do setor logístico nacional.
Só em 2024 foram integrados cerca de 500 veículos totalmente elétricos nas operações da empresa. Esta frota sustentável dos CTT percorre, atualmente, cerca de 51.300 quilómetros por dia, o que corresponde a um aumento de 139% face a 2023.
A candidatura dos CTT recolheu a maioria dos votos do júri da categoria “Frota do Ano”.
Com quatro nomeações em cinco possíveis, o júri escolhido justificou desta forma o seu voto na candidatura dos CTT:
I. Considerámos ser a candidatura mais completa, estruturada e ambiciosa.
II. A nossa escolha recai sobre os CTT por demonstrar claramente a introdução de ações para melhorar a eficiência da frota, utilizando um sistema de telemática, para reduzir a sinistralidade, demonstrando preocupação com a segurança dos seus colaboradores, com ações de formação e newsletters e para realizar a transição energética, incluindo já um número significativo de viaturas elétricas e com um ambicioso esforço para transformar toda a frota numa frota verde em três anos.
III. O nosso voto vai para o CTT por apresentar uma frota mais diversificada, demonstrar um esforço na adaptação das novas tecnologias e audácia para enfrentar o enorme desafio de colocar viaturas elétricas numa frota de distribuição de mercadorias, ao dar sinais de querer avançar nesse sentido.
IV. A política de frota implementada, o controlo de custos, eficiência energética e segurança rodoviária são os elementos que se destacam numa frota tão vasta e diversa como os CTT têm e que justificaram a nossa escolha entre os demais concorrentes.