CTT – Correios de Portugal é “Frota Verde” nos Fleet Awards Portugal 2024

O grupo CTT – Correios de Portugal voltou a ser distinguido na categoria “Frota Verde” dos Fleet Awards Portugal, depois do reconhecimento obtido em 2019 nos Prémios Fleet Magazine, já então patrocinados pela Verizon Connect.

A categoria “Frota Verde” resulta de uma avaliação à frota automóvel das empresas concorrentes, realizada pela ADENE, Agência para a Energia, seguindo a metodologia MOVE+ Frotas, que analisa diversos parâmetros com ação efetiva num parque automóvel de empresa mais eficiente e ambientalmente mais sustentável.

O grupo CTT – Correios de Portugal possui um parque de viaturas bastante diversificado e conta atualmente com a maior frota elétrica do setor logístico nacional.

Com quase 4.400 veículos distribuídos por todo o território nacional, entre viaturas ligeiras de passageiros e comerciais, viaturas pesadas e reboques, quadriciclos, ciclomotores, motociclos e ainda velocípedes, a frota dos CTT contava, no final do ano, com mais de 1.100 viaturas 100% elétricas, quase um terço do total da frota.

Este valor segue em linha com os objetivos traçados pelos CTT no que toca à descarbonização da frota, nomeadamente chegar a 2025 com 50% de veículos elétricos e atingir os 100% em 2030.

Só em 2024 foram integrados cerca de 500 veículos totalmente elétricos nas operações da empresa. Esta frota sustentável dos CTT percorre, atualmente, cerca de 51.300 quilómetros por dia, o que corresponde a um aumento de 139% face a 2023.

Em 2024 foi concluída a instalação de 581 carregadores em diversos centros de distribuição em todo o território nacional.

Estes pontos de carregamento instalados em 110 localizações dos CTT são destinados a abastecer a frota elétrica de última milha, criando uma rede ampla de fornecimento de energia para os veículos elétricos e híbridos da empresa.

O ambicioso programa de descarbonização da frota em curso, bem como a monitorização dos consumos e emissões ou os procedimentos de zelo das viaturas, foram pontos-chave para a atribuição do prémio frota verde aos CTT. Ações que mostram já hoje resultados concretos na diminuição das emissões ligadas à frota de viaturas ligeiras dos CTT”, frisa Hélder Rodrigues, Coordenador na ADENE – Agência para a Energia e responsável pelo programa MOVE+, aqui acompanhado por responsáveis dos CTT, nomeadamente José Coelho do departamento de Frota e Nuno Galão do departamento de Prevenção e Segurança Rodoviária.

Outros artigos

Júri Residente dos Fleet Awards Portugal 2025

Júri Residente dos Fleet Awards Portugal 2025

Este júri é composto por 12 gestores e responsáveis de frota. Além da avaliar modelos automóveis com potencial para empresas, vai analisar o desempenho de empresas Gestoras de Frota e de Rent-a-Car

Regulamento dos Fleet Awards Portugal 2025

Regulamento dos Fleet Awards Portugal 2025

Em 2025 há novidades importantes na categoria “Carro de Empresa”. Os novos escalões de Tributação Autónoma deram abertura à criação de novos troféus e também ao modelo de atribuição