O grupo CTT – Correios de Portugal voltou a ser distinguido na categoria “Frota Verde” dos Fleet Awards Portugal, depois do reconhecimento obtido em 2019 nos Prémios Fleet Magazine, já então patrocinados pela Verizon Connect.
A categoria “Frota Verde” resulta de uma avaliação à frota automóvel das empresas concorrentes, realizada pela ADENE, Agência para a Energia, seguindo a metodologia MOVE+ Frotas, que analisa diversos parâmetros com ação efetiva num parque automóvel de empresa mais eficiente e ambientalmente mais sustentável.
O grupo CTT – Correios de Portugal possui um parque de viaturas bastante diversificado e conta atualmente com a maior frota elétrica do setor logístico nacional.
Com quase 4.400 veículos distribuídos por todo o território nacional, entre viaturas ligeiras de passageiros e comerciais, viaturas pesadas e reboques, quadriciclos, ciclomotores, motociclos e ainda velocípedes, a frota dos CTT contava, no final do ano, com mais de 1.100 viaturas 100% elétricas, quase um terço do total da frota.
Este valor segue em linha com os objetivos traçados pelos CTT no que toca à descarbonização da frota, nomeadamente chegar a 2025 com 50% de veículos elétricos e atingir os 100% em 2030.
Só em 2024 foram integrados cerca de 500 veículos totalmente elétricos nas operações da empresa. Esta frota sustentável dos CTT percorre, atualmente, cerca de 51.300 quilómetros por dia, o que corresponde a um aumento de 139% face a 2023.
Em 2024 foi concluída a instalação de 581 carregadores em diversos centros de distribuição em todo o território nacional.
Estes pontos de carregamento instalados em 110 localizações dos CTT são destinados a abastecer a frota elétrica de última milha, criando uma rede ampla de fornecimento de energia para os veículos elétricos e híbridos da empresa.
“O ambicioso programa de descarbonização da frota em curso, bem como a monitorização dos consumos e emissões ou os procedimentos de zelo das viaturas, foram pontos-chave para a atribuição do prémio frota verde aos CTT. Ações que mostram já hoje resultados concretos na diminuição das emissões ligadas à frota de viaturas ligeiras dos CTT”, frisa Hélder Rodrigues, Coordenador na ADENE – Agência para a Energia e responsável pelo programa MOVE+, aqui acompanhado por responsáveis dos CTT, nomeadamente José Coelho do departamento de Frota e Nuno Galão do departamento de Prevenção e Segurança Rodoviária.